segunda-feira, 17 de maio de 2010


Meu nome é Ibã, Isaias Sales Hunikui. Moro na aldeia Xiku Kurumi, Terra Indígena Alto Rio Jordão. Eu tenho 45 anos. Sou casado. Sou professor-pesquisador do Espírito da Floresta com as ervas
medicinais.

Nasci no dia 28 de marco de 1964 no seringal Fortaleza, Terra Indígena do Rio Jordão. Sou filho do índio seringueiro Romão Sales Kaxinawá. Minha mãe é Maria Cecília Kaxinawá. Eu tenho 10 irmãos e 5 irmãs.

Quando tinha cinco anos de idade, o meu pai resolveu mudar para outra colocação. Nesse tempo nós saímos da colocação Buraco e fomos para a colocação Sete Voltas. Dois anos depois fomos para a colocação Sacado. Lá moramos muitos anos. Eu cresci ajudando meu pai a cortar seringa e no trabalho do roçado. O meu pai Romão Sales Tui Kaxinawá sabia falar a língua portuguesa, ler a carta do abc e conhecia as 23 letras. Aprendeu com o antigo patrão nawa.

Nesse tempo, o nosso chefe era o irmão do meu pai, Sueiro Sales Bane. Ele viajou por vários municípios do estado do Acre.

Esse meu tio Sueiro, na época trabalhava com o patrão seringalista Carlos Farias. Meu tio levava a balsa de borracha junto com seu chefe nawa para o município de Tarauacá.

Em 1973, quando tinha nove anos, chegou o primeiro livro. Meu tio trouxe de Tarauacá e entregaram para meu pai em quatro livros para nos ensinar a letra do alfabeto, sílaba e palavras. Continuei estudando e comecei a escrever o meu nome...



Professor txai Ibã Isaias Sales Hunikui

Um comentário: